Progep promove ciclo de Boas-vindas e Acolhimento às novas pessoas servidoras nos campi da Ufes

Realizado durante o mês de abril, evento percorreu os campi de Alegre, Vitória e São Mateus, marcando a integração dos ingressantes e o lançamento oficial...

Postado em 30/04/2026

Realizado durante o mês de abril, evento percorreu os campi de Alegre, Vitória e São Mateus, marcando a integração dos ingressantes e o lançamento oficial do Portal Desenvolve Pessoas fora da capital.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) promoveu, durante o mês de abril, uma série de encontros de Boas-vindas e Acolhimento dedicados às novas pessoas servidoras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O objetivo do ciclo foi integrar os profissionais recém-ingressados, apresentar a estrutura institucional e fortalecer o sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica.

A programação percorreu diferentes campi, garantindo que o acolhimento chegasse a todos de forma presencial e humanizada. O campus de Alegre abriu a programação nos dias 14 e 15 de abril. Na sequência, o evento ocorreu em Vitória, no dia 22 de abril, e foi encerrado em São Mateus, nos dias 28 e 29 de abril.

Para demonstrar a união de forças que compõe a universidade, os eventos contaram também com a participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Ufes (Sintufes), da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), da Comissão Interna de Supervisão (CIS) e da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), além da equipe das Diretorias da Progep.

Posse Simbólica e Integração em Vitória

A edição de Vitória contou com um momento especial de celebração: a presença do reitor da Ufes, Prof. Eustáquio Vinícius de Castro. Durante a cerimônia, o reitor conduziu uma posse simbólica de uma servidora técnico-administrativa (TAE) e de um docente, que representaram todas as demais pessoas empossadas e público-alvo do evento.

Lançamento do Portal e Acolhida no Interior

Nas edições de Alegre e São Mateus, a programação contou com um marco importante para a comunicação institucional. A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas convidou toda a comunidade acadêmica local para o lançamento do Portal Desenvolve Pessoas, entregando oficialmente a esses campi uma nova e fundamental ferramenta de comunicação com foco no desenvolvimento das pessoas servidoras da universidade.

Um Espaço para Informação e Convivência

Momentos de acolhimento como este são vitais para a transição e adaptação à vida na Ufes. Além das orientações institucionais, os eventos proporcionaram um espaço valioso para o diálogo e a criação de redes de contato. Em todas as edições do mês, a integração foi celebrada com um delicioso café da manhã e da tarde, patrocinado por CredUfes, Casufes, Sintufes e Banestes.

Além do café, os patrocinadores ofereceram brindes que foram sorteados, um momento de risos e descontração.

O impacto positivo da iniciativa foi sentido por quem acaba de chegar. Como resumiu um dos servidores participantes: “A acolhida foi muito importante. Foram abordados diversos temas que, muitas vezes, ainda não conhecemos no início, o que faz toda a diferença para uma melhor compreensão do funcionamento institucional e para a nossa atuação no dia a dia”.

A Ufes e a Progep celebram a chegada de cada nova pessoa servidora. Cada pessoa soma forças para o contínuo fortalecimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão em nossa universidade. Sejam muito bem-vindos e bem-vindas!

Veja também